As experiências vivenciadas nas aulas de teatro, através de jogos teatrais e movimento cênico, são levadas para a vida das crianças e adolescentes. Os alunos desenvolvem competências socioemocionais, senso estético, adquirem cultura e expressam suas ideias.
Na prática do teatro, é comum, já no primeiro momento das “aulas”, os integrantes trabalharem a inteligência cinestésica, que é a utilização do corpo para expressão e alcance de metas e objetivos.
Além disso, o teatro também permite que os alunos recorram à inteligência interpessoal, que se refere a habilidade de relacionamento com outras pessoas, desenvolvendo a capacidade de entender e responder adequadamente aos estímulos e intenções entre os personagens no jogo de cena.
No decorrer do processo, a inteligência espacial tem um papel importante, pois com pouco tempo de atividade, permite aos integrantes dominar técnicas de composição e equilíbrio do corpo, sentidos e percepções de objetos e de palco.
O teatro também envolve inteligência musical estimulada por meio das coreografias, ritmos de cena, textura de timbres vocais e sonoplastia.
A musicalização é trabalhada com os alunos já a partir de 1 ano e 4 meses. Sabemos que a partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos se tornam mais amplos e este contato vai envolver também o aumento de sua sensibilidade e fazê-la descobrir o mundo a sua volta de forma prazerosa. A música desde muito cedo tem grande importância na vida de uma criança, pois além de ser um dos principais estímulos de interação, desperta sensações – motivo pelo qual é considerada uma das formas de expressão mais apreciadas, por auxiliar a aprendizagem e estimular a memória.
A música na educação pode envolver outras áreas de conhecimento, através do desenvolvimento da autoestima a criança aprende a se aceitar com suas capacidades e limitações. A musicalização é uma ferramenta para ajudar os alunos a desenvolverem o universo que conjuga expressão de sentimentos, suas ideias, criatividade, valores culturais e auxilia a comunicação do indivíduo com o mundo exterior e seu universo interior.
Sabemos que as aulas de educação artística, onde a música está inserida, não tem grande destaque no currículo escolar e que os alunos só dedicam-se às atividades artísticas dentro da escola quando o professor ou a instituição tem atividades específicas ou projetos, apresentações, amostras, recitais, encontros, entre outros.
Por essa razão, na Saint Helena, a música tem espaço fundamental, pois temos conhecimento e experiência de que o seu uso, para fins educativos, facilita e desenvolve a aprendizagem do educando, instruindo o aluno a ouvir de maneira afetiva e refletida, visando seu aperfeiçoamento pessoal e social. Além disso, a musicalização permite ao educador cumprir o seu papel, visto que educar exige doses de emoção, alegria e compromisso, o que enrique a relação entre professores e alunos e torna a escola um ambiente mais receptivo e alegre, fazendo com que os alunos se empenhem ainda mais às atividades e se envolvam com todo o espaço físico e emocional.
Rua das Camélias, 756
Jardim San Remo
(44) 9 9802-0885
atendimento@sainthelena.com.br
Rua Estácio Gonzaga, n° 107
Horto Florestal
Esquina Dep. Fernando Wilsom Magalhães
(71) 3215-6901 • (71) 9 9301-9812
contatosalvador@sainthelena.com.br
©2024 by Saint Helena Bilingual Education. (Lei 9610 98)